Inicio: Acesse o link para ouvir a leitura!
12/12/2023
Leitura: Prólogo (pequeno texto introdutório, que antecede o prefácio)
Insights: (frases do livro)
Quando pensamos sobre o que significa preparo mental, logo definimos que se trata de uma pessoa inteligente. Afinal, quanto mais inteligente ela for, mais complexos são os problemas que ela pode resolver.
Porém, em um mundo turbulento, há outro conjunto de habilidades cognitivas que podemos considerar mais importante: a capacidade de repensar e desaprender.
O que faz diferença não é mudar a resposta, mas refletir se ela deve ser mudada.
O ser humano sofre da preguiça cognitiva. Alguns psicólogos afirmam que somos “sovinas mentais”: preferimos a facilidade de nos agarramos em visões antigas à dificuldade de compreender ideias novas.
Geralmente resistimos a pensar quando se trata de repensar conhecimentos e opiniões.
Uma vez que aceitamos algo como verdadeiro, raramente nos damos ao trabalho de questionar essa verdade.
Dodge escapou do fogo não por pensar com calma, mas por reavaliar rápido suas alternativas.
A reação natural de um bombeiro é apagar um incêndio, não provocar outro. E se, for para fugir, o esperado e correr do fogo, não na direção dele. - Às vezes pensar fora da caixa é a saída mais inteligente.
Repensar convicções não exige nenhuma habilidade especial ou perspicácia além do normal.
Se você precisa correr para salvar sua vida, pode parecer óbvio que a primeira providência seja se livrar de tudo que diminua sua velocidade.
Para um bombeiro, abandonar o equipamento não significa apenas desaprender hábitos e abandonar instintos. Significa admitir o fracasso e renunciar parte de sua identidade.
Abandonar as ferramentas leva a uma crise existencial: sem meu equipamento, quem sou eu?
Este livro trata da impotência de repensar certezas. Fala sobre como adotar o tipo de flexibilidade mental que salvou a vida de Wagner Dodge. E sobre como ter exito no ponto em que ele falhou: incentivar essa mesma capacidade.
Pense no grupo de estudantes que criou a primeira rede social on-line de Harvard. Antes da faculdade, eles tinham conectado mais de um oitavo da turma de calouros em um “e-grupo”, porém, quando começaram a estudar, abandonaram a rede e a desativaram. Cinco anos mais tarde, Mark Zuckerberg deu início ao Facebook no mesmo campus.
Foi apenas em 1978 que o Serviço Florestal Americano revogou a regra de que todo incêndio identificado deveria ser extinto até as dez da manhã do dia seguinte.
O fogo em Mann Gulch ocorreu em uma área remota, portanto não ameaçaria vidas humanas. Os bombeiros foram mobilizados mesmo assim porque ninguém na comunidade, na organização nem na profissão deles havia questionado a ideia de que todo incêndio florestal deve ser contido em vez de seguir seu curso natural.
Este livro é um convite para que você se desfaça de conhecimentos e opiniões que não o ajudam mais e ancore sua identidade na flexibilidade, não na consistência.
Uma marca da sabedoria é identificar a hora de abandonar algumas das ferramentas que nos são mais perigosas - e algumas das partes que mais valorizamos em nossa identidade.
Comments