top of page
Foto do escritorassessoriaeditoria

Como escrever uma dedicatória para um livro?


Você está quase terminando de escrever seu livro e se preparando para a publicação. A empolgação é grande, mas ainda há uma última tarefa que pode parecer um pequeno desafio: escrever a dedicatória.


Se você está lendo este artigo, é provável estar se perguntando: o que é uma dedicatória de livro? Quando devo incluí-la? Como escrevo uma dedicatória? Onde ela deve ficar no livro? E, mais importante, a quem devo dedicar minha obra? E será que posso encontrar exemplos de dedicatórias?


Aqui explicaremos tudo sobre dedicatórias de livros: o que são, como você deve escrevê-las, o que lembrar e algumas sugestões para inspirá-lo. Este artigo foi motivado por conversas com um dos meus clientes, com quem trabalhei como assessora editorial, além de discussões com alunos dos meus cursos sobre escrita criativa.


O que é uma dedicatória e qual é o seu propósito?

Uma dedicatória é uma breve nota de agradecimento que permite ao autor prestar homenagem ou expressar sua gratidão a uma pessoa, um grupo de pessoas ou até uma causa que tenha sido importante durante o processo de escrita do livro. Normalmente, ela ocupa uma página própria, logo no início do livro.


Dedicatória vs. Agradecimentos: qual a diferença?

  • Formalidade: A dedicatória tende a ser mais íntima e seletiva, enquanto a seção de agradecimentos, embora possa ser mais formal, costuma abranger um maior número de pessoas que auxiliaram na criação do livro.

  • Comprimento: A dedicatória geralmente ocupa uma ou duas linhas, enquanto os agradecimentos podem se estender por uma ou duas páginas.

  • Localização: A dedicatória fica no início do livro, antes do índice, e não é mencionada no índice. Já os agradecimentos podem aparecer tanto no início quanto no final do livro, sendo listados no índice.


Preciso de uma página de dedicatória?

A decisão de incluir uma dedicatória e como fazê-lo é inteiramente do autor. Ou seja, ela é opcional.


Como escrever uma dedicatória de livro?

Não existe uma fórmula rígida para escrever uma dedicatória. O que importa é que ela seja autêntica e tenha significado para você.

De maneira geral, a dedicatória deve ser breve e direta. Geralmente, ela ocupa apenas algumas linhas.

Não hesite em mostrar sua personalidade na dedicatória. Você pode até ser criativo ou dar um tom divertido, sincero, ou até emocionante, dependendo do estilo do seu livro.

Embora a palavra “dedicado” seja desnecessária, ela pode ser usada para dar o tom de que você está oferecendo seu livro a alguém. Normalmente, começa-se com “Para…” seguido pelo nome da pessoa ou grupo a quem o livro é dedicado.

Exemplo: “Para minha mãe, que me ensinou a importância de acreditar nos meus sonhos.”

Você também pode incluir uma breve explicação de por que está dedicando o livro a essa pessoa, se desejar.


Coisas a evitar ao escrever uma dedicatória.

  • Comentários ofensivos: evite fazer elogios forçados ou sarcasmo, a menos que seja apropriado para o tipo de livro (como em comédias ou livros humorísticos).

  • Vagueza: Não use iniciais ou piadas internas, pois elas podem excluir os leitores que não entendem a referência.

  • Palavras desnecessárias: evite expressões como “Este livro é dedicado a… ou Eu dedico este livro a… ”. São desnecessárias e podem tornar a dedicatória mais formal do que precisa ser.

  • Excesso de floreios: A linguagem excessivamente pomposa pode soar artificial. Imagine que um amigo está escrevendo a dedicatória para você e pergunte-se se você acharia a frase exagerada ou sincera.


Onde colocar a página de dedicatória no livro?

A dedicatória geralmente aparece na “matéria inicial”, logo no início do livro, antes do conteúdo principal. Ela costuma ser colocada na página “v”, à direita,


em livros impressos. Nos e-books, as regras podem ser mais flexíveis, já que não há uma divisão clara de páginas em branco.

Em resumo, a dedicatória de um livro é uma maneira simples e pessoal de reconhecer aqueles que foram importantes para você durante a jornada de escrita. Não há regras rígidas, então sinta-se à vontade para ser criativo e escrever algo que realmente reflita seus sentimentos.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


Post: Blog2_Post
bottom of page