top of page
Foto do escritorassessoriaeditoria

Capítulo 10 — Nem sempre fizemos assim

Dia: 24/12/23 — Acesse o link para ouvir a leitura do capítulo 10:



Repensar não é apenas uma habilidade individual. É uma capacidade coletiva, que depende muito das práticas de uma organização.


As culturas de aprendizagem, em que valor principal é o desenvolvimento, têm mais probabilidade de levar as pessoas a repensar mais, transformando ciclos de repensamento em rotina.


Equipes que sentiam psicologicamente seguras relatam mais erros, mas os cometiam com uma frequência muito menor. Por não terem medo de admitir suas falhas, esses funcionários conseguiam entender os motivos por trás de erro e evitar repeti-los. Os grupos que não sentiam psicologicamente seguros escolhiam seus equívocos para evitarem punições, dificultando a identificação das suas origens e a prevenção de problemas futuros. Os mesmos erros se repetiam sempre.


Quando vemos pessoas sendo punidas por fracassos e erros, nos preocupamos em provar nossa competência e proteger nossa carreira. Aprendemos a seguir um comportamento autolimitante, mordendo a língua em vez de fazer questionamentos e demonstrar dúvidas.


Criar segurança psicológica não pode ser um episódio isolado nem uma tarefa a ser riscada de uma lista.


A humildade confiante nos permite admitir que somos um trabalho em desenvolvimento. Ela mostra que nos importamos mais em nos aprimorar do que em nos aformar.


Porém, mentalidades não bastam para transformar culturas. Apesar de a segurança psicológica acabar com o medo de desafiar autoridades, ela não necessariamente nos motiva a questionar superiores. Para criar uma cultura de aprendizado, também precisamos criar um tipo específico de responsabilização, que leve as pessoas a repensar as melhores práticas em seu ambiente de trabalho.


A responsabilização por processos pode parecer o oposto da segurança psicológica, mas são duas coisas independentes.


Quando unimos as duas coisas, criamos uma zona de aprendizagem.


A responsabilização por processo não é apenas uma questão de, recompensas e punições, mas também sobre quem autoridade para tomar decisões.


O repensamento ocorre com mais frequência quando separamos aqueles que tomaram a decisão daqueles que a avaliaram posteriormente.


Não podemos fazer experimentos no passado, só podemos imaginar o que poderia ter acontecido.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


Post: Blog2_Post
bottom of page